Quando as pessoas solicitam um benefício previdenciário ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), há uma análise até que haja a concessão. Para conferir o benefício há o chamado “comunicado de decisão do INSS”, mas muitos não sabem como acessá-lo; confira neste artigo!
Leia mais: Entenda o que é a maciça do INSS e como afeta seu consignado
O que significa comunicação de decisão do INSS?

A comunicação de decisão do INSS, também conhecida como carta de concessão de benefício, é um documento oficial emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele confirma que um benefício previdenciário foi aprovado e fornece detalhes essenciais sobre a concessão. O próprio INSS explique que neste documento há informações aceca da liberação do benefício e da forma que ele foi calculado.
Quais são os dados presentes na Carta de Concessão de Benefício?
Esse documento contém as principais informações sobre o benefício aprovado, tais como, o valor do benefício previdenciário concedido, o cálculo usado para definição do valor, a espécie e o número do benefício e, por fim, a data e local de pagamento, ou seja, a instituição financeira. O comunicado inclui informações pessoais do beneficiário, como nome, NIT (PIS/Pasep), número do benefício e data de concessão.
Além disso, o documento detalha:
- O tipo de benefício concedido (por exemplo, aposentadoria por idade)
- Data do requerimento
- Valor da renda mensal
- Início da vigência do benefício
- Método de cálculo do benefício
- Instruções para recebimento
- Dados do órgão pagador
Como ver o seu comunicado de decisão do INSS?
Você pode solicitar o comunicado de decisão de forma totalmente online, evitando filas nas agências do INSS. Veja como fazer isso no próximo tópico.
Pela internet
Para emitir sua carta de concessão de benefício online, entre no Meu INSS através do site ou do aplicativo para Android e iOS.
- Faça login: Clique em “entrar com gov.br”, insira os dígitos do seu CPF e sua senha. Se ainda não houver uma conta no potal do governo federal, o Gov.br, basta criar uma durante o processo.
- Procure a carta: Com o login efetuado, na tela principal do aplicativo da previdência, clique em “Do que você precisa?” e digite “carta de concessão”.
- Baixe o documento: Para concluir, clique no benefício desejado, e a carta será baixada imediatamente em seu computador ou celular.
Se você não tiver nenhum benefício aprovado, aparecerá uma mensagem informando que “Nenhum benefício foi encontrado para consulta.”
Presencialmente
Caso tenha alguma dúvida ou se o sistema estiver fora do ar, você pode entrar em contato pelo telefone 135, onde também é possível agendar um atendimento presencial nas agências do INSS.
O atendimento é realizado de segunda a sábado, desde as 7h até 22h. As ligações são gratuitas a partir de telefones fixos e têm custo de uma ligação local se feitas de celular. Para agendar atendimento presencial, siga as etapas a seguir:
- Acesse o Meu INSS e faça login: Pelo site ou aplicativo.
- Agende seu atendimento: Na tela principal da plataforma do INSS, clique em “Novo pedido”.
- Selecione a opção: Por fim, escolha “Agendar para retirada de extratos” e “Carta de concessão do benefício”. Leia as informações e confirme seu agendamento.